Check Up
Devido ao avanço das técnicas e com o apoio da tecnologia,a importância dos exames laboratoriais vem aumentando recentemente e assumindo um papel muito importante tanto na medicina preventiva, diagnóstica e no acompanhamento de tratamentos.
Manter a saúde em dia é indispensável, e assim como adotar hábitos saudáveis, realizar exames de rotina também é de extrema importância. Homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, devem fazer, anualmente, um check-up.
O aconselhável é manter uma periodicidade anual, porém, em alguns casos, este tempo pode e deve ser menor, como, por exemplo, em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado e diabetes, evitando que essas patologias se agravem. O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva, que corresponde à união de dados da história clínica e exames, vinculados a uma análise do histórico pessoal do paciente, com o objetivo de detectar doenças em estágio inicial
Você poderá solicitar ao seu médico alguns exames para uma avaliação inicial de sua saúde, como por exemplo:
GLICEMIA: útil no diagnóstico de hipoglicemias e hiperglicemias, dentre várias situações que o resultado pode direcionar.
COLESTEROL: exame realizado para avaliação de risco de doença coronariana, onde níveis elevados de colesterol estão associados a processos ateroscleróticos a longo prazo.
HEMOGRAMA: útil na avaliação e pesquisa de anemias, inflamações, leucemias, infecções viróticas e bacterianas.
PROTOPARASITOLOGICO DE FEZES: utilizado para o diagnóstico de parasitoses intestinais.
URINA TIPO I: utilizado para a verificação de infecções urinárias e nos rins.
Através destes exames, o médico consegue fazer uma avaliação geral do estado do paciente. Caso apareçam valores alterados ou algum sintoma persistente, evite seguir conselhos de amigos e parentes, procure seu médico. Ninguém melhor do que ele para avaliar seu estado de saúde, solicitar os exames necessários e prescrever os medicamentos necessários.